LINHAGEM

O Buddhadharma, ou Ensinamentos do Buda, foi estabelecido à cerca 2500 ano na antiga Índia por Buda Shakyamuni. Os Ensinamentos, com o passar dos séculos, difundiram-se por toda a Ásia e consequentemente chegaram ao Tibete. Os ensinamentos de Buda foram transmitidos de professor a aluno através de diferentes Linhagens de práticas, existentes no seio das quatro escolas principais. A pureza dos métodos foi preservada dado que os detentores dessas linhagens alcançaram realização e mestria das instruções recebidas. Treze séculos depois, em pleno século XXI, fundámos o Mosteiro Ngedon da Comunidade Guhya Mantrika, ligado às Escolas Nyingma e Kagyu do Budismo Tibetano, fundadas no Tibete, durante o primeiro milénio da era cristã.

 

As Linhagens Nyingma, em particular, preservam e transmitem os Ensinamentos vindos da Índia através do Guru Rinpoche, também conhecido como Padmasambhava, em meados do século VIII DC. As Linhagens Kagyu enfatizam a transmissão oral e remontam especificamente aos Ensinamentos de Tilopa, um dos oitenta e quatro Mahasiddhas, e que viveu na Índia no século XI DC. No Tibete, estas duas Escolas, Nyingma e Kagyu, têm usufruído de uma estreita ligação histórica e de Linhagem, influenciando-se mutuamente em termos de prática e tradição.

 

Na tradição Nyingmapa, o Ensinamento Último foi chamado Maha-ati (tib. Dzogpa Chenpo ou Dzogchen), enquanto que na Kagyu é denominado como Mahamudra (tib. Chagya Chenpo ou Chagchen); mas, na essência, o Maha-ati e o Mahamudra são apenas um. O Mahamudra e o Dzogchen, são os principais meios para realizar o despertar para a nossa Verdadeira Natureza. O Dzogchen e o Mahamudra são a Essência do Coração de todos os Budas e o consumar da prática do Budismo Tibetano. Através destes torna-se possível a descoberta da Real Natureza da Mente e a sua integração em toda e qualquer circunstância da vida.

 

Por isso, na Índia e no Tibete, os Mestres destas Tradições faziam parte de todos os sectores da sociedade; monges, chefes de família, eremitas, camponeses, pastores e eruditos, em suma homens e mulheres realizados independentemente da sua condição social e religiosa. Em qualquer situação, o Dzogchen e o Mahamudra, provêm métodos e técnicas apropriados. A prática pode ser efectuada no isolamento de um retiro ou enquanto envoltos nas complexidades diárias da vida moderna; sempre aplicável a qualquer situação, a qualquer momento.

ADDRESS

Ward No.3, Narayanthan, Chapali, Bhadrakali, Budhanilkantha

44622 Kathmandu, Nepal

G.P.O. Box: 8974, CPC No: 387

Telephone: 00977-1-4650 571

Email: info@ngedonmonastery.org

GPS Coordinates

27º47'00.6"N

85º22'11.8"E

See where we are located

NEWSLETTER
  • Facebook - Black Circle
DONATIONS

By donating you are contributing to the preservation of the Monastery, the monastic community and the development of our projects.

You can donate through Paypal clicking the button below or you can contact us for other ways of donation.