LAMA URGYEN CHÖKI DORJE
Nascido em Fevereiro de 1968, Ano do Macaco ou Ano do Guru Rinpoche, na Bélgica, como filho de uma das primeiras Budistas Ocidentais da Escola Tibetana e das primeiras tradutoras de Tibetano para Francês, seria com apenas a idade de oito anos que embarcaria em direcção à Índia e Nepal, por decisão própria, para estudar os Ensinamentos do Buda.
No Nepal, encontraria aquele que se tornaria o seu primeiro Mestre, o Venerável Kyabje Tulku Urgyen Rinpoche, um incomparável Mestre de Dzogchen que fora também Mestre do XVI Karmapa Rigpe Dorje. Viria a auferia igualmente de uma relação espiritual única de Mestre e discípulo com Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche entre muitos outros dos maiores Mestres Tibetanos do Século XX.
Desde a mais tenra idade, o Lama Chödor, como é afectuosamente chamado, receberia então das mãos de Mestres, ou Lamas, instruções, transmissões e empossamentos espirituais, contando-se entre eles alguns que são desde sempre considerados os gigantes espirituais da Tradição Tibetana: Tulku Urgyen Rinpoche e sua Venerável esposa Khandro Mayum Rinpoche, Dilgo Khyentse Rinpoche, o XVI Karmapa Rigpe Dorje, Thrangu Rinpoche, Chokyi Nyima Rinpoche, Chokling Rinpoche, Kyabje Dudjom Rinpoche e Nyoshul Khen Rinpoche, entre muitos outros Rinpoches, Khenpos e Lamas.
Desta feita, viria a tornar-se aquele que conhecemos como Lama Urgyen Chökyi Dorje, ou Lama Chödor, um Guia Espiritual Kanying, ou seja, das Tradições Kagyu e Nyingma do Budismo Tibetano.
Dentro da Escola Nyingma, o Lama Chödor tem uma muito estreita ligação com as Linhagens do Chokling Tersar, do Longchen Nyingthig e a Tradição de Mindroling. Na Escola Kagyu a sua Linhagem alberga a tradição Karma Kagyu e Shangpa Kagyu. Todavia, recebeu igualmente muitos Ensinamentos relativos a outras Linhagens Tibetanas.
De Tulku Urgyen, pai de Chokyi Nyima Rinpoche e Chokling Rinpoche, os actuais detentores da Linhagem Chokling Tersar e com quem o Lama Urgyen Chödor mantém uma estreita relação, familiar e espiritual, recebeu, não só as instruções da maravilhosa Linhagem dos Tërmas de Chogyur Lingpa, da Linhagem Kagyu entre outras, tal como a instrução de assumir as funções de Lama.
Assim sendo, o Lama Chödor recebeu uma formação ímpar: uma harmoniosa junção entre a mais profunda cultura Budista Tibetana e a educação Europeia. Este facto torna-o num professor de Dharma incomparável, transmitindo o Dharma numa linguagem acessível, prática e livre das armadilhas culturais, que tantas vezes dificultam um entendimento genuíno da prática Budista no Ocidente.