top of page
Lama Urgyen Chökyi Dorje

LAMA URGYEN CHÖKI DORJE

Nascido em Fevereiro de 1968, Ano do Macaco ou Ano do Guru Rinpoche, na Bélgica, como filho de uma das primeiras Budistas Ocidentais da Escola Tibetana e das primeiras tradutoras de Tibetano para Francês, seria com apenas a idade de oito anos que embarcaria em direcção à Índia e Nepal, por decisão própria, para estudar os Ensinamentos do Buda.

 

No Nepal, encontraria aquele que se tornaria o seu primeiro Mestre, o Venerável Kyabje Tulku Urgyen Rinpoche, um incomparável Mestre de Dzogchen que fora também Mestre do XVI Karmapa Rigpe Dorje. Viria a auferia igualmente de uma relação espiritual única de Mestre e discípulo com Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche entre muitos outros dos maiores Mestres Tibetanos do Século XX.

 

Desde a mais tenra idade, o Lama Chödor, como é afectuosamente chamado, receberia então das mãos de Mestres, ou Lamas, instruções, transmissões e empossamentos espirituais, contando-se entre eles alguns que são desde sempre considerados os gigantes espirituais da Tradição Tibetana: Tulku Urgyen Rinpoche e sua Venerável esposa Khandro Mayum Rinpoche, Dilgo Khyentse Rinpoche, o XVI Karmapa Rigpe Dorje, Thrangu Rinpoche, Chokyi Nyima Rinpoche, Chokling Rinpoche, Kyabje Dudjom Rinpoche e Nyoshul Khen Rinpoche, entre muitos outros Rinpoches, Khenpos e Lamas.

 

Desta feita, viria a tornar-se aquele que conhecemos como Lama Urgyen Chökyi Dorje, ou Lama Chödor, um Guia Espiritual Kanying, ou seja, das Tradições Kagyu e Nyingma do Budismo Tibetano.

 

Dentro da Escola Nyingma, o Lama Chödor tem uma muito estreita ligação com as Linhagens do Chokling Tersar, do Longchen Nyingthig e a Tradição de Mindroling. Na Escola Kagyu a sua Linhagem alberga a tradição Karma Kagyu e Shangpa Kagyu. Todavia, recebeu igualmente muitos Ensinamentos relativos a outras Linhagens Tibetanas.

 

De Tulku Urgyen, pai de Chokyi Nyima Rinpoche e Chokling Rinpoche, os actuais detentores da Linhagem Chokling Tersar e com quem o Lama Urgyen Chödor mantém uma estreita relação, familiar e espiritual, recebeu, não só as instruções da maravilhosa Linhagem dos Tërmas de Chogyur Lingpa, da Linhagem Kagyu entre outras, tal como a instrução de assumir as funções de Lama.

 

Assim sendo, o Lama Chödor recebeu uma formação ímpar: uma harmoniosa junção entre a mais profunda cultura Budista Tibetana e a educação Europeia. Este facto torna-o num professor de Dharma incomparável, transmitindo o Dharma numa linguagem acessível, prática e livre das armadilhas culturais, que tantas vezes dificultam um entendimento genuíno da prática Budista no Ocidente.

bottom of page